Trabalhar com produtos de boa qualidade e executar as instalações de acordo com as normas técnicas e de segurança são requisitos essenciais para ser um excelente profissional, mas, para ter estes serviços para realizar, é preciso passar pela fase de divulgação e negociação para, enfim, realizar a venda e executar a obra. Por isso, reunimos algumas dicas para sua vidraçaria vender mais:
1-Primeiro de tudo as pessoas têm que saber que você existe, seja por meio de divulgação off-line como o boca a boca, cartão de visita, panfletos, parcerias com arquitetos e construtores e condomínios, ou através da internet, que hoje é uma das formas que está trazendo mais resultados para praticamente todos os segmentos. Por isso, a aposta em divulgação e estratégias de marketing é essencial hoje em dia. Tenha um plano de comunicação para conquistar novos clientes e invista no contato constante com quem já utilizou seus serviços para fidelizá-lo.
2-Ao receber o contato de um possível cliente e principalmente um pedido de orçamento por mensagens eletrônicas, seja o mais rápido possível no retorno, a internet trouxe a necessidade de instantaneidade. Enquanto o cliente aguarda seu retorno talvez dezenas de vidraceiros concorrentes já o responderam e você perdeu a oportunidade de fazer negócio.
3-Seja claro também. O cliente, por não entender a proposta, vai acabar só comparando os números com os de outras vidraçarias, não conseguindo visualizar o valor daquele orçamento, somente o preço. Sem uma explicação clara do orçamento o cliente terá uma tendência a comparar apenas preço. Se não for possível, seja o mais específico sempre no orçamento, colocando tudo que será colocado, a ferragem especificada, inclusive na visita é interessante levar o modelo das peças que serão aplicadas para que o cliente entenda a qualidade do serviço final.
4-A taxa de objeção pode ser diminuída garantindo uma boa primeira impressão. Vá ao cliente com boa apresentação, uniformizado, com ferramentas adequadas, uma boa trena e nível a laser. O vidraceiro precisa fazer uma auto análise de como está sua barba, cabelo, se sua imagem vende. São muitos detalhes que fazem o vidraceiro perder o cliente. Além de passar uma impressão de profissionalismo pela apresentação, ferramentas e procedimentos adequados vão passar credibilidade e confiança. Se o cliente não o aprovou neste primeiro momento vai dar pouca importância a seu orçamento, não é pelo preço, é pelo valor que viu no seu trabalho.
5-Clientes são bastante visuais. Por isso, tenha sempre a mão mostruário dos seus produtos para que o cliente tenha opções que se encaixem na sua preferência. Além disso, se você já realizou alguma instalação semelhante, tenha fotos e mostre o resultado. Dessa forma, o cliente consegue visualizar melhor como ficará o ambiente.
6-O vidraceiro tem que observar também as necessidades e possibilidades que visualizou na casa do cliente e sugerir produtos adicionais. Ofereça também produtos diferenciados dentro do que foi solicitado, como um vidro impresso. O cliente não sabe que quer algo que ele desconhece ou que não lhe foi apresentado.
7-Mostre conhecimento das normas explicando que precisa ser um vidro laminado e o porquê, por exemplo. Explique o que é norma técnica, porque o mais barato não vai garantir a segurança de sua família e quais os riscos de se optar pelo menor preço sem questionar a qualidade. O cliente não é especialista em vidro, mas você deve ser. Por isso, fale sobre os vidros indicados para os tipos de instalação e faça com que ele compreenda a necessidade do uso dos produtos indicados por você. Conhecimentos fora do alcance do cliente podem fazê-lo decidir-se pelo seu trabalho.